Crónicas
Sociedade Recreativa
Utopia
por Fernando Sobral
Bjork abre um ciclo na sua vida com um álbum de experiências novas.
  • Partilhe
SÁBADO 02 DEZEMBRO - 00H
Este não é um disco qualquer. É a verdadeira utopia de Bjork. O resultado final dos seus sonhos que, ao longo dos anos, encheram os seus discos. Não admira: durante anos ela leu, de forma militante, sobre diferentes utopias ao longo dos séculos, de estudos académicos a fábulas antigas.

São muitas utopias (dos mosteiros, das ilhas só habitadas por mulheres, do socialismo, ou mesmo da lenda escrita no século V na China, "Peach Blossom Spring", sobre uma ilha isolada onde vivia uma comunidade num ambiente idílico) que foram fontes deste rio chamado "Utopia", como não poderia deixar de ser.

É um disco optimista nestes tempos de Donald Trump. Ou seja, o optimismo é agora uma urgência. É o nono disco de estúdio da cantora e revela-nos uma artista que voa acima do que se pede em zonas mais terrenas. Aqui, depois do denso e sofrido "Vulnicura", Bjork abre um novo ciclo na sua vida, com um álbum cheio de experiências novas e de explorações emocionais.

Ao mesmo tempo ela volta a olhar para o passado: há muita flauta neste disco, o que não é um acaso. Foi um dos primeiros instrumentos musicais que aprendeu a tocar. Há um mundo onírico aqui, que se desvenda desde logo com "Arisen My Senses", com sons de pássaros e harpas. Há aqui uma sensação encantadora de renascimento.

Um ambiente que também se descobre em "Blissing Me". As flautas transportam-nos para o mundo medieval em "The Gate" e em "Feature Creatures" escuta-se o som do espaço num ambiente galáctico.

"Utopia" é um encontro entre as ideias conceptuais de Bjork e o seu mundo sónico. Uma beleza.
Ler mais tarde
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
Partilhe
0
Comente
0
mais crónicas de
Sociedade Recreativa
horóscopo
EM DESTAQUE
BALANÇA
24 SETEMBRO - 22 OUTUBRO
OUTROS SIGNOS
a ferver
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina