Crónicas
Sociedade Recreativa
Pintura
por Fernando Sobral
Encontramos aqui um dos músicos mais sólidos das últimas duas décadas e meia.
  • Partilhe
SÁBADO 04 NOVEMBRO - 00H
Beck é, desde há muito, um pintor. As suas canções são quadros da vida, pintados com rigor musical extremo. ‘Colors’, o seu mais recente disco é apenas mais um exercício pictórico desta longa caminhada de mais de 25 anos. Durante esta verdadeira eternidade ele já fez muito mais do que é legítimo esperar de um músico que surgiu com o carimbo de "alternativo".

Beck conseguiu sempre fundir diferentes universos musicais, algo que nem sempre é muito fácil. E deu-lhes, sobretudo, uma lógica. Além disso, deixou a sua impressão digital noutros cantores como Mariane Faithfull ou Charlotte Gainsboug, como produtor de qualidades reconhecidas.

O californiano criou, sobretudo, a sua própria linguagem num mundo musical. Recordemos apenas o seu disco de 1994, ‘Loser’, quando conseguiu unir territórios que pareciam impossíveis de poder conviver: o hip hop, o rock e a folk. Sobretudo, foi escrevendo canções que ficaram na história.

É tudo isso que também encontramos em ‘Colors’. A ideia, trabalhada com Greg Kurstin, era criar um disco que celebrasse a alegria da música pop. E é esse caminho que percorre: no disco há canções que lembram Prince (como ‘Fix Me’), os Beatles (’Dear Life’ soa ao som do quarteto de Liverpool, ou mesmo os Police).

Há temas como ‘Wow’ ou ‘I’m so Free’, que lembram o melhor Beck, e onde é visível a ironia e a melancolia que sempre foram os seus cartões de visita. No fundo encontramos aqui novamente um dos músicos mais sólidos das últimas duas décadas e meia.

Que não fazendo aqui um disco excepcional, continua a não cair em qualquer banalidade.
Ler mais tarde
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
Partilhe
0
Comente
0
mais crónicas de
Sociedade Recreativa
horóscopo
EM DESTAQUE
CARANGUEJO
22 JUNHO - 23 JULHO
OUTROS SIGNOS
a ferver
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina