Crónicas
Sociedade Recreativa
Novo Mundo
por Fernando Sobral
A sua carreira (Janelle Monáe) é uma busca de liberdade.
  • Partilhe
SÁBADO 19 MAIO - 00H
Janelle Monáe, desde o seu primeiro álbum, parece uma exploradora de outros mundos. Uma visionária, que quer aliar a pop à ficção científica. Este seu novo álbum, ‘Dirty Computer’, ciranda pelos mesmos universos paralelos e aqui e ali está ainda contaminado pela memória de Prince, uma presença que Janelle sempre desejou.

Inovadora, ela sempre se distinguiu por pretender quebrar todas as regras. Mas, ainda assim, o tema de abertura do disco está repleto do som de sintetizadores brilhantes e de guitarras rítmicas que recusam dar corpo à profunda melancolia que por vezes encontramos nas letras das canções. Nos dois temas seguintes, ‘Django Jane’ e ‘So Afraid’, fala da vulnerabilidade das relações emocionais.

O que move Janelle é aquele território cinzento onde se move a identidade sexual de cada ser humano e que muitas vezes é colocado em compartimentos sem sentido. E isso transparece desde sempre nas suas canções sulfurosas e inquietantes.

A sua carreira é uma busca de liberdade, mesmo que seja num mundo de ficção científica. Escute-se ‘Make Me Feel’ para se entender tudo aquilo que ela quer transmitir. Ao mesmo tempo, dentro das teorias da conspiração reinantes, ela critica o Estado ‘Big Brother’ que cada vez mais nos espia.

Algo que está cada vez mais alargado às redes sociais, como se viu no caso que recentemente envolveu o Facebook. Fazendo parte de uma tribo que escolhe o ritmo para combater este mundo cruel e amoral, ela carrega às costas velhas paixões.

E aqui recordamos muito dos Chic e de George Clinton, numa pop quase perfeita.
Ler mais tarde
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
Partilhe
0
Comente
0
mais crónicas de
Sociedade Recreativa
horóscopo
EM DESTAQUE
LEÃO
24 JULHO - 23 AGOSTO
OUTROS SIGNOS
a ferver
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina