Crónicas
Sociedade Recreativa
Maníacos
por Fernando Sobral
As canções do novo disco dos Manic Street Preachers são rudes e duras, como se fossem uma homenagem ao próprio passado do grupo.
  • Partilhe
SÁBADO 28 ABRIL - 01H
Durante cerca de um quarto de século os Manic Street Preachers têm sido um dos pilares mais sólidos do rock britânico. No início pareciam ser um verdadeiro grupo de guerrilha sonora mas, com o tempo, solidificaram as ideias.

Mas isso não os impediu de manterem conceitos muito concretos sobre o mundo que os cerca. Continuam a gostar de desafiar os conceitos que parecem ser hegemónicos numa qualquer época e o seu novo álbum é também uma forma de agitar as águas.

Chama-se "Resistance Is Futile" e é o 13º álbum do grupo. Nada para nos admirarmos: o título é a sequência lógica de muitas das palavras de ordem com que que os Preachers foram enchendo os nossos ouvidos ao longo dos anos. Há aqui uma mistura de melancolia mas também de provocação (a resistência, outrora uma forma de desafiar os poderes estabelecidos não serve agora para nada).

As canções do disco são rudes e duras, como se fossem uma homenagem ao próprio passado do grupo. E no tema "Sequels of Forgotten Wars", está tudo sintetizado: "There will be no parades for the likes of us / The wars we fight are doomed to be lost".

Mas os Preachers não se ficam por esta aparente rendição: cada canção é também um desafio aos novos tempos, como se escuta em "People Give In". Nicky Wire já disse que este "Resistance Is Futile" é ao mesmo tempo ou uma nova era ou o fim. Em "Hold Me Like Heaven" canta-se: "What is the future of the future?" e isso justifica a razão de ser dos Manic Street Preachers. O rock precisa de grupos destes. Porque esta é a essência desta música cheia de guitarras desafiadoras. 
Ler mais tarde
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
Partilhe
0
Comente
0
mais crónicas de
Sociedade Recreativa
horóscopo
EM DESTAQUE
BALANÇA
24 SETEMBRO - 22 OUTUBRO
OUTROS SIGNOS
a ferver
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina