Crónicas
Sociedade Recreativa
Futurista
por Fernando Sobral
Os Arctic Monkeys são mensageiros de um universo futurista.
  • Partilhe
SÁBADO 02 JUNHO - 00H
Alex Turner é um visionário. E transformou os Arctic Monkeys em mensageiros de um universo futurista, no qual cabe tudo, desde os sonhos lunares de David Bowie à teoria que diz que foi Stanley Kubrick que fez a montagem da descida na Lua da missão Apollo.

Estes conceitos cruzados conduzem-nos ao novo disco do grupo, cujo nome não é inocente: "Tranquility Base Hotel & Casino". A ideia é transpôr para um disco, numa lógica conceptual, a vida de uma colónia lunar do futuro e a fuga que a extinguiu.

Depois de "AM", Turner liberta-se mais uma vez e concretiza os seus sonhos em canções carregadas de sentido lírico. Trata-se de um disco visionário. Por aqui surge muito comentário social envolvido num ambiente musical absorvente e muito idealismo. Mas é isso que torna o disco tão atraente. Algo que nos lembra o mundo alucinado dos Hawkwind dos anos 70, no qual os sintetizadores marcaram o ritmo e a melodia.

As memórias do rock estão aqui. No tema que marca o disco, "Star Treatment", ele comporta-se como David Bowie e finge descer no meio de um casamento lunar. É uma fantasia romântica alucinante. O que é mais interessante é verificar o longo caminho que Alex Trner já cruzou desde que há pouco mais de uma década se revelou.

Ele tem-se transformado de uma forma que poucos autores (e bandas) fazem. O próprio "indie rock" parece ter ficado para trás neste disco. Como uma pele que já não serve ao grupo. Por aqui há muita influência de "Pet Sounds", o seminal álbum dos Beach Boys, e isso é visível na riqueza melódica das canções.

Este é um disco futurista e empolgante.
Ler mais tarde
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
Partilhe
0
Comente
0
mais crónicas de
Sociedade Recreativa
horóscopo
EM DESTAQUE
CARANGUEJO
22 JUNHO - 23 JULHO
OUTROS SIGNOS
a ferver
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina