SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER
Crónicas
Sociedade Recreativa
A árvore
por Fernando Sobral
Não deixa de ser curiosa a sua reedição nos tempos de Donald Trump.
  • Partilhe
SÁBADO 29 JULHO - 00H
Alguns discos disputam a longevidade às árvores mais sólidas. Sobrevivem ao tempo e às modas. É isso que sucede com ‘The Joshua Tree’, editado há 30 anos pelos emergentes U2, e que agora renasce numa edição de colecção. Não é um disco qualquer (nem talvez seja o melhor do grupo irlandês), mas é definitivamente a sua tentativa de conquista da última fronteira da música rock.

Editado em 1987, foi o quinto álbum do grupo. Depois do som ambiental de ‘The Unforgattable Fire’, Daniel Lanois e Brian Eno (os produtores), apostam num som forte para conquistar o coração da América: aqui era mais rock, mais puro e duro.

E isso era contrabalançado pelas líricas: os U2 mostravam a sua antipatia pela "América real" e ficavam hipnotizados pela América mítica. Algo que tinha muito a ver com as raízes celtas e irlandesas do grupo de Bono. A América era a fonte de inspiração para ‘The Joshua Tree’.

O disco esteve mesmo para se chamar ‘The Two Americas’ e, depois, ‘Desert Songs’. Mas ficou-se pelo fascínio cinematográfico da árvore mítica. O disco foi um sucesso global: vendeu 25 milhões de cópias em todo o mundo e conquistou definitivamente a juventude americana.

As canções são fulcrais: ‘Where the Streets have no Name’ ou ‘I Still Haven’t Found What I’m Looking For’ ficaram épicos. Talvez por isso escuta-se ainda tão bem este disco que não envelheceu. Este é um registo que nasceu fruto da conflituosa relação de amor/ódio dos U2 com a América dos tempos de Ronald Reagan.

E não deixa de ser curiosa a sua reedição nestes tempos de Donald Trump. É um épico. Tão jovem como quando foi gravado.
adicionar aos favoritos
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
Partilhe
0
Comente
0
mais crónicas de
Sociedade Recreativa
horoscopo
EM DESTAQUE
LEÃO
24 JULHO - 23 AGOSTO
OUTROS SIGNOS
a ferver
Copyright 2014 - Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. - Grupo Cofina. Consulte as condições legais de utilização.