Crónicas
Edição de Autor
Uma força agregadora
por Miguel Azevedo
Mariza assume-se, provavelmente sem dar conta, como elemento agregador, conciliador e inclusivo no seu novo disco.
  • Partilhe
SÁBADO 09 JUNHO - 00H
Fados... No novo disco de Mariza, há uns versos no tema 'Verde Limão', gravados pela sua mãe em dialeto bitonga, que dizem  que "as mulheres têm a sabedoria da terra, a força dos ventos, a leveza das águas e a energia do fogo". Ora, é quase neste contexto de força maior que Mariza se assume, provavelmente sem dar conta, como elemento agregador, conciliador e inclusivo no seu novo disco.

Ela, que ainda persegue o tal Grammy que lhe tem escapado, gravou muito provavelmente o disco que tem tudo para lhe dar o gramofone dourado. O novo trabalho, o sucessor de 'Mundo' (2016), é por si só uma força motora, um testemunho de coragem e pujança artística, que parece abraçar tudo e todos, que mistura o clássico e o moderno num sem número de cumplicidades.

Ali ouvem-se as guitarras de José Manuel Neto e Pedro Jóia, escuta-se a excelência de Jaques Morelenbaum ou a voz de Maria da Fé. Para além dos velhos companheiros de percurso, como Mário Pacheco, Tiago Machado ou Jorge Fernando (o tal que um dia a convenceu a gravar um disco), há por ali novos amigos que são convidados a sentarem-se à mesa como Matias Damásio, Heber Marques dos HMB ou Carolina Deslandes.

Como se não bastasse, o disco encerra em exaltação com uma versão apoteótica de 'Trigueirinha' que junta gente da nossa terra, como Mafalda Veiga, Marisa Liz, Jorge Palma, Ricardo Ribeiro e Tim, dos Xutos & Pontapés, num exemplo de partilha musica. "Os artistas americanos são muito unidos, mas nós não somos assim, não sei porquê. Aqui vai cada um à sua vida e cada um fica no seu canto. Mas o que se passou com esta música foi muito divertido. Afinal de contas, gostamos todos uns dos outros."
Ler mais tarde
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
Partilhe
0
Comente
0
mais crónicas de
Edição de Autor
horóscopo
EM DESTAQUE
LEÃO
24 JULHO - 23 AGOSTO
OUTROS SIGNOS
a ferver
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina