Crónicas
Edição de Autor
Uma espécie de fado rock
por Miguel Azevedo
Está consumado em música nova o regresso dos Xutos & Pontapés ao ativo depois da morte de Zé Pedro.
  • Partilhe
QUINTA-FEIRA 31 MARÇO - 00H
Fragilidade... Está consumado em música nova o regresso dos Xutos & Pontapés ao ativo depois da morte de Zé Pedro. A nova canção chama-se ‘Fim do Mundo’ e é a primeira, na carreira do grupo, que não conta com a participação do seu fundador. Como diz Tim, foi de "escrita imediata" e quase inevitavelmente só podia versar sobre "a fragilidade da vida". É rock e é Xutos e é comovente e arrepiante ouvi-la por tudo aquilo que a envolve.

É quase um fado rock. Tem drama e fatalismo. "Aquele corpo tão fino/ o choque não suportou/A voz é só um murmúrio/ que o vento já levou/ a sombra daquela estrela/ ficou mais leve e voou", ouve-se. "Este é um Fim do Mundo onde nós já fomos todos. É sobre esta coisa louca que é a nossa vida e que pode ser interrompida de um momento para o outro", dizia-me Tim no dia de apresentação da nova música no estúdio do grupo, em Loures, a que carinhosamente chamam A Casinha. Zé Pedro ainda mora ali e ainda anda por lá. Deixou a boa onda, o espírito positivo e o sorriso na cara de quem teve de cá ficar a lidar com a sua ausência. "O Zé está por todo o lado. A dor é pessoal e intransmissível. O Zé está nas nossas músicas, nas fotografias, no palco, nas histórias", desabafa Tim. A hora é de olhar para a frente, sabendo e não esquecendo que lá atrás se abriu um vazio ao qual é impossível voltar e que não há forma de sarar a grande ferida.

Os Xutos fizeram o seu luto ("precisávamos de nos recompor", diz Tim) e estão de volta, iguais a si próprios, ainda que privados de um dos seus. Só o palco é que está maior. "Sem dúvida que está muito maior e de certeza que vamos precisar de ajuda para completar aquilo sem grande mossa para nós e para sairmos felizes dos concertos", dizem.  
Ler mais tarde
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
Partilhe
0
Comente
0
mais crónicas de
Edição de Autor
horóscopo
EM DESTAQUE
VIRGEM
24 AGOSTO - 23 SETEMBRO
OUTROS SIGNOS
a ferver
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina