Crónicas
Edição de Autor
Um grito de revolta
por Miguel Azevedo
Editado em dezembro de 1994 (há, portanto, 25 anos), ‘Mutantes S.21’ não foi só um disco.
  • Partilhe
SÁBADO 18 NOVEMBRO - 00H
Salvação... Editado em dezembro de 1994 (há, portanto, 25 anos), ‘Mutantes S.21’ não foi só um disco e nem tão-só o primeiro álbum verdadeiramente conceptual dos Mão Morta. Da mesma forma seria redutor vê-lo apenas (que já seria muito) como um dos melhores registos da história da música moderna portuguesa.

‘Mutantes S.21’ foi, à data do seu lançamento, mais do que um registo de expressão meramente artística. Foi antes um grito de revolta, uma declaração de luta, uma afirmação de sobrevivência e uma prova de vida de uma banda que já não tinha nada a perder e que se sentia desprezada por quem a tinha alimentado até então. Bem vistas as coisas, ‘Mutantes S.21’ podia ter sido o último suspiro a constar do obituário dos Mão Morta. Felizmente mudou tudo.

Quase por ironia, mal sabia o grupo que a inspiração salvadora viria de uma cidade a quase três mil quilómetros de distância de Braga. ‘Budapeste’, o tema que fazia parte de um disco que visava descer ao lado mais negro e ao submundo de algumas das maiores cidades da Europa, estoirou como uma bomba de neutrões, reergueu a banda, a sua autoestima e reaproximou de si o grande público.

Adolfo e restantes elementos do grupo até podiam ter morrido da cura, mas renasceram graças a um dos temas mais pop da sua carreira. Mas mais importante do que tudo, arrancaram para uma carreira única sem nunca terem de abdicar de ser aqueles mesmos indivíduos diferentes dos demais da sua espécie, o que lhes valeu, entre outros, os nomes de "banda de culto" ou de "banda maldita", títulos que ainda são vistos como os melhores dos elogios.

"Eu acho que esses nomes são usados de forma valorativa, independentemente de serem verdadeiros ou falsos. O que conta é a intenção", diz Adolfo.
Ler mais tarde
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
Partilhe
0
Comente
0
mais crónicas de
Edição de Autor
horoscopo
EM DESTAQUE
TOURO
21 ABRIL - 21 MAIO
OUTROS SIGNOS
a ferver
Copyright 2014 - Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. - Grupo Cofina. Consulte as condições legais de utilização.