SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER
Crónicas
Edição de Autor
Um festival que é uma... bênção
por Miguel Azevedo
Há 20 anos lá fui eu, na minha primeira missão ao Sudoeste.
  • Partilhe
SÁBADO 29 JULHO - 00H
Evolução... Há 20 anos lá fui eu, na minha primeira missão ao Sudoeste. Na altura não se falava noutra coisa: um festival no Alentejo. Havia Blur e Suede, mas Marilyn Manson era o nome forte, no auge da carreira, numa altura em que muitos exageros se escreviam sobre si, desde a sodomização de fãs à famosa intervenção cirúrgica para remover duas costelas a fim de conseguir fazer sexo oral a si próprio.

Por isso imaginar o reverendo Manson em paisagem protegida já por si parecia bizarro. O Sudoeste era duro, era duro lá chegar, era duro trabalhar nele, com muito calor e muito pó, mas acima de tudo era duro de som. O rock imperava e imperou durante alguns anos. O público andaria maioritariamente acima dos vintes, dos trintas e dos quarentas anos.

Depois foi rejuvenescendo inteligentemente, por imperativos de mercado e concorrência.  Hoje, o Sudoeste será certamente o festival que reúne o público mais jovem em todo o País e não deixa de ser curioso que os próprios artistas chamados a atuar este ano andem também eles por uma faixa etária baixa. Só no palco principal, por exemplo, dos dezasseis nomes presentes, há cinco abaixo dos trinta anos e seis abaixo dos 25. Destes últimos, três artistas têm apenas 21.

É certo que o mais velho é mesmo o senhor Jay Kay, com 45 anos, mas a mais nova é portuguesa, chama-se April Ivy e tem apenas 18. A Herdade da Casa Branca funciona hoje como local de iniciação a aspirantes a jovens festivaleiros, adolescentes que se dividem entre a liberdade conquistada aos pais e um eventual primeiro amor numa tenda.

Com o aumento do números de festivais desde 1997, alguns deles numa linha de concorrência direta, as readaptações tiveram de ser feitas. A verdade é que, hoje, o Sudoeste está para os festivais de música, como a bênção das pastas está para a vida académica.
adicionar aos favoritos
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
Partilhe
0
Comente
0
mais crónicas de
Edição de Autor
horoscopo
EM DESTAQUE
LEÃO
24 JULHO - 23 AGOSTO
OUTROS SIGNOS
a ferver
Copyright 2014 - Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. - Grupo Cofina. Consulte as condições legais de utilização.