Crónicas
Edição de Autor
Septuagenária experimentada
por Miguel Azevedo
O mais perto que estive de Rita Lee foi num espetáculo no Rio de Janeiro, num pequeno teatro algures no final dos anos 90.
  • Partilhe
SÁBADO 26 AGOSTO - 01H
Rita lee... O mais perto que estive de Rita Lee foi num espetáculo no Rio de Janeiro, num pequeno teatro algures no final dos anos 90. Assisti a tudo na fila da frente à espera do final para trocar umas palavras que infelizmente nunca aconteceram. Já na altura, vivia fascinado por aquela figura roqueira que dava, e ainda dá, muito que falar no país do samba e da bossa nova (ainda há dias foi condenada a indemnizar um polícia por lhe ter chamado ‘cachorro’ num concerto). A música de Rita Lee está gravada em forma de disco para a eternidade.

A sua história de vida está agora escrita numa autobiografia arrebatadora (ver pag. 48/49). É a história de uma septuagenária bem vivida e experimentada, que nunca vendeu a alma ao cartel empresarial, que "transou" em tudo o que era local, de "banheiros de avião, a escadas de incêndios, de elevadores de serviço a camarins". É a história de uma brasileira "bipolar" que afinal se chama Lee em homenagem ao general Robert E. Lee; uma menininha "puta da vida" que, quando foi convidada para posar nua para uma revista masculina, respondeu que só o faria com três condições: vestida de freira, sem óculos e sem franja ("era essa minha ideia de nudez").

É a história de quem tomava ácido nos tempos chatos da ditadura, de quem não faz de Madalena arrependida com o discursinho anti-drogas, de quem não se culpa por ter entrado em muitas "trips", mas se orgulha de ter saído de todas, de quem reconhece que as suas melhores músicas foram compostas em estado alterado ("as piores também") e de quem defenderá para sempre a honra da velha amiga Elis Regina, que morreu aos 37 anos. "Nunca vi Elis cheirando pó… Até hoje participo da teoria da conspiração de que o japá médico legista deu um jeitinho de envenenar a história dizendo que Elis era usuária de tóxicos e álcool". 
Ler mais tarde
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
Partilhe
0
Comente
0
mais crónicas de
Edição de Autor
horoscopo
EM DESTAQUE
SAGITÁRIO
23 NOVEMBRO - 21 DEZEMBRO
OUTROS SIGNOS
a ferver
Copyright 2014 - Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. - Grupo Cofina. Consulte as condições legais de utilização.