SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER
Crónicas
Edição de Autor
Nasceu uma diva... no Brasil
por Miguel Azevedo
País volta agora a dar nova atenção ao fado e uma vez mais pela voz de uma mulher: Carminho.
  • Partilhe
SÁBADO 22 ABRIL - 00H
Fado... Corria o ano de 1944 quando Amália Rodrigues aterrou pela primeira vez no Brasil para a sua primeira digressão internacional. Nos anos que se seguiram, entre concertos esgotados e discos vendidos, a diva do fado cantou vários autores brasileiros, gravou ‘Naufrágio’ de Cecília Meirelles e o célebre ‘Fado Xuxu’ ("e o fado canção singela/agora é todo do samba"), privou com Vinicius de Moraes e até participou numa telenovela da TV Record em 1971 (‘Os deuses Estão Mortos’).

O impacto de Amália no Brasil foi tanto que, durante largas décadas, o Brasil ouviu falar dela quase como a única fadista, cantora ou artista existente em Portugal. Mais de setenta anos depois, o Brasil volta agora a dar nova atenção, de forma consistente ao fado, e uma vez mais pela voz de uma mulher: Carminho, ela que, se já em 2012 tinha gravado o disco ‘Alma’, com Chico Buarque e Milton Nascimento, no ano passado voltou a deixar enamorado o público brasileiro ao regravar temas de Tom Jobim, e logo a convite da família do próprio.

No Brasil, os concertos de Carminho estão sempre esgotados, Caetano Veloso confessou que já chorou a ouvi-la e a atriz Fernanda Montenegro (a quem muitos chamam "a primeira-dama" do Brasil) fez questão de a conhecer pessoalmente. Tal como Amália, Carminho também já chegou às novelas e quem lá chega arrisca-se à glória, à celebridade e à perenidade.

Depois da sua voz se ter ouvido em ‘A Lei do Amor’, no tema ‘Chuva No Mar’, um dueto com Marisa Monte, foi a vez da TV Globo ter escolhido o fado ‘Meu Amor Marinheiro’, como tema do genérico da nova telenovela ‘Novo Mundo’, sendo esta a primeira vez que uma cantora portuguesa o consegue. Nasceu uma nova diva. Pelo menos no Brasil. Sim, porque nós, por cá, já sabíamos.
Ler mais tarde
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
Partilhe
0
Comente
1
mais crónicas de
Edição de Autor
horoscopo
EM DESTAQUE
SAGITÁRIO
23 NOVEMBRO - 21 DEZEMBRO
OUTROS SIGNOS
a ferver
Copyright 2014 - Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. - Grupo Cofina. Consulte as condições legais de utilização.