SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER
Crónicas
Edição de Autor
Moderna à moda antiga
por Miguel Azevedo
Foi resgatada talvez no tempo certo.
  • Partilhe
SÁBADO 15 ABRIL - 00H
Referências... Foi resgatada talvez no tempo certo. E ainda bem. Raquel Tavares tem as características de uma fadista moderna (canta o que lhe dá na gana e traja de saia rodada e ténis All Star se for preciso), mas carrega o peso do fado antigo, do fado tradicional. E canta-o como poucos. Tem aquela voz cheia e encorpada que dá melúria às palavras. Canta com graça, mas cheia de dor e lamento quando preciso. Raquel Tavares ainda vem de uma altura em que o fado não era coisa para meninos. Começou assim, porque sim, porque gostava, logo aos seis anos. "Na altura havia  muitas regras, não era como é hoje", dizia-me à margem da entrevista que lhe fiz esta semana. "Mas ainda bem que tive regras. O xaile, por exemplo, tinha que ser posto uma ponta por cima do ombro e outra por baixo. O xaile sobre os dois ombros já era para as fadistas e eu ainda não tinha esse estatuto. Hoje algumas pessoas podem achar essas regras exacerbadas, mas eu acho-lhes graça e em muitas ocasiões dou por mim a pensar nelas". 

Assim cresceu, porque sim, porque gostava e logo aos 12 anos venceu a Grande Noite do Fado. Nunca foi Amaliana, uma heresia para aqueles nunca perceberam a diferença entre "não entender Amália" e "não gostar de Amália". "E eu não entendia, era de mais para mim. Ora, as pessoas achavam que eu não gostava da Amália e fui muito crucificada por causa disso", desabafa. "Hoje já canto algumas coisas delas que fazem sentido para mim mas foram precisos vinte anos". Raquel Tavares encontrou antes em Beatriz da Conceição a sua grande referência. Os olhos enchem-se de lágrimas e a voz embarga quando fala dela. A sua presença ainda é notória. E talvez por isso, Raquel Tavares lá afirme, apesar dos seus 32 anos: "Hoje quando vejo as miúdas a cantar sinto-me uma fadista antiga".
adicionar aos favoritos
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
Partilhe
0
Comente
0
mais crónicas de
Edição de Autor
horoscopo
EM DESTAQUE
LEÃO
24 JULHO - 23 AGOSTO
OUTROS SIGNOS
a ferver
Copyright 2014 - Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. - Grupo Cofina. Consulte as condições legais de utilização.