Crónicas
Edição de Autor
Esta nobre e pobre cultura!
por Miguel Azevedo
A Cultura vive momentos difíceis em Portugal.
  • Partilhe
SÁBADO 14 ABRIL - 00H
Protestos...
A Cultura vive momentos difíceis em Portugal. Tudo porque é tratada de forma antagónica por aqueles que a deveriam preservar, promover, salvaguardar e defender. O Estado tem, na Constituição, o apoio à Cultura como obrigação, mas teima em desvalorizá-la. Lady Gaga disse uma vez que "na cultura em que vivemos, as pessoas não fazem grande distinção entre fast-food e arte". Ora, em Portugal, o Governo taxa uma e outra com o mesmo valor de IVA, como se comprar um Big Mac fosse a mesma coisa que comprar um bilhete para ver um concerto ou uma peça de teatro. Numa atitude incoerente e contraditória, o Governo não dá a quem deve mas tira a quem lhe interessa. Não é irónico que na mesma semana em que os artistas saíram à rua para exigir um insignificante 1% do Orçamento do Estado para a Cultura, a APEFE (Associação Portuguesa de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos) tenha lançado uma petição a reclamar o regresso do IVA cobrado aos espetáculos para níveis iguais aos do período pré--troika, ou seja, aos 6%, contra os atuais 13%? O Governo não dá às artes e tira à Cultura, aos seus promotores e ao seu público. Nos protestos que decorreram por várias cidades portuguesas, houve uma frase em especial que foi gritada em Coimbra: "País sem cultura cava a sepultura."

A não perder...
Mértola recebe hoje e amanhã mais uma edição do Terras sem Sombra (as anteriores aconteceram na Vidigueira, Serpa e Odemira). Na igreja matriz de Mértola, um dos mais notáveis monumentos nacionais do Alentejo, estará em cena, em parceria com o município e a Embaixada da Hungria, a melhor criação musical, da época romântica à atualidade de países como Eslováquia, Hungria, Polónia e República Checa - com obras de compositores como Chopin, Janácek, Dvorák, Kodály ou Dadák.
Ler mais tarde
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
Partilhe
0
Comente
0
mais crónicas de
Edição de Autor
horóscopo
EM DESTAQUE
CARANGUEJO
22 JUNHO - 23 JULHO
OUTROS SIGNOS
a ferver
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina