Crónicas
Edição de Autor
Conspiração e sonho
por Miguel Azevedo
Ainda me recordo que, de forma simbólica, a primeira acreditação para o Rock in Rio em 2004 foi atribuída a um… cão.
  • Partilhe
SÁBADO 23 JUNHO - 00H
História... Foi com uma frase de Paulo Coelho como lema que Roberto Medina decidiu internacionalizar a marca Rock in Rio: "O universo conspira a favor dos que sonham."

O pai do festival, que não era nem é um homem dos espetáculos, mas sim um homem da comunicação, viajou em 2003 para um Portugal que ainda não conhecia e do qual o Brasil, conforme afirmou na altura ao CM, ainda tinha a ideia de um país atrasado. A ideia do Rock in Rio em Portugal esbarrou nos mais céticos, que desvalorizaram e desacreditaram logo aquela ideia de um festival de música que se podia vender a si próprio para lá da música.

A verdade é que quando o slogan 'Por um Mundo melhor' podia soar a doutrina de trazer por casa, Rui Veloso, escolhido de forma inteligente por Roberto Medina para ser o primeiro embaixador da marca em Portugal, completava: "A cultura é necessariamente o melhor caminho."

É verdade que os escritórios da produção em Lisboa chegaram a ser assaltados por duas vezes logo no início e que os moradores chegaram a contestar o barulho, mas a verdade é que a primeira edição do Rock in Rio-Lisboa acabou mesmo por acontecer em 2004, aproveitando de forma inteligente o campeonato Europeu de futebol que se realizou em Portugal nesse ano.

Foi um sucesso, mexeu com a cidade, gerou novos 'inputs' e contribui para mudar muito o paradigma dos festivais. O festival revitalizou o parque da Bela Vista, em Lisboa, de onde nunca mais saiu e transformou-se também num evento de causas sociais, preocupado com a paz, a sustentabilidade, a pegada ecológica, o bem-estar e a natureza.

Ainda me recordo que, de forma simbólica, a primeira acreditação para o Rock in Rio em 2004 foi atribuída a um… cão. Era um cachorro que habitava no parque da Bela Vista e que acompanhou toda a montagem da cidade, acabando por ser adotado pela organização e batizado com o nome de Rock.
Ler mais tarde
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
Partilhe
0
Comente
0
mais crónicas de
Edição de Autor
horóscopo
EM DESTAQUE
SAGITÁRIO
23 NOVEMBRO - 21 DEZEMBRO
OUTROS SIGNOS
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina