Crónicas
Edição de Autor
A gostarmos de nós próprios
por Miguel Azevedo
Foi no dia 16 de janeiro de 2011 que o realizador Tiago Pereira lançou o projeto ‘A Música Portuguesa a Gostar dela Própria’.
  • Partilhe
SÁBADO 13 JANEIRO - 00H
Aniversário... Parece que foi ontem, mas já lá vão sete anos. Foi no dia 16 de janeiro de 2011 que o realizador Tiago Pereira lançou o projeto ‘A Música Portuguesa a Gostar dela Própria’, "uma espécie de Youtube focado na música portuguesa do séc. XXI" que funciona como um arquivo de vídeos que tem como nobre missão não deixar morrer um património muito vivo, embora ignorado e esquecido, ligado às tradições orais, cantigas, contos, instrumentos tradicionais, músicas e danças… "Ali estão gravadas pessoas reais, tal como elas são sem artifícios ou maquilhagem".

Tiago Pereira, filho de Júlio Pereira, tem feito por  estas gentes, músicas e cantigas o que as editoras não conseguem, não querem ou não podem fazer. Nos últimos sete anos, Tiago Pereira tem feito da paixão à música, do amor ao país cultural, da inquietação e do inconformismo, a principal roda motriz de um projeto em que se descobriu procurando. Como ele próprio me dizia há uns anos, "quem tem razões para estar agradecido sou eu. Não estou a salvar nada que aquelas pessoas façam. Elas é que me estão a salvar a mim".

Ora, este ano, Tiago Pereira prepara uma série de iniciativas para assinalar os sete anos do projeto. Na próxima sexta-feira é lançado, em Beja, o primeiro Centro Interpretativo d’A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria no Centro Unesco para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial.

No dia 20, a Música Portuguesa a Gostar Dela Própria estreia a sua curadoria musical no Teatro Nacional D. Maria II com o ciclo "Portugal em vias de extinção" e no dia 21 organiza um grande piquenique manifesto musical em Monforte da Beira, chamado ‘À Nossa Beira’.

O piquenique vai levar músicos de todas as partes do País àquela pequena aldeia da Beira Baixa, como um manifesto para se conhecer Portugal. E não é qualquer piquenique que pode ser gravado para posterior edição... digo eu!
Ler mais tarde
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
Partilhe
0
Comente
0
mais crónicas de
Edição de Autor
horoscopo
EM DESTAQUE
CAPRICÓRNIO
22 DEZEMBRO - 20 JANEIRO
OUTROS SIGNOS
a ferver
Copyright 2014 - Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. - Grupo Cofina. Consulte as condições legais de utilização.